Por que fazer SEO para seu site?

DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DO SEO PARA SUA MARCA, APRENDA A VER E SER VISTO, UTILIZANDO CORRETAMENTE ESTA ESTRATÉGIA!

Pesquisas realizadas pelo Abradi apontam que 93% dos processos de compras online começam em buscadores, sejam eles GOOGLE, YAHOO OU BING. Isso explica a importância de manter sua marca em alta durante os processos de buscas. Segundo dados da Relevance, 18,2% do tráfego de buscas orgânicas do Google são direcionados para a primeira posição. Mas, onde se encaixam os processos de SEO?

SEO ou Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas e práticas que visam posicionar determinado site em buscadores, otimizando suas buscas ao atuar em diversos elementos, aumentando sua autoridade, relevância e performance.

GATILHOS QUE MOTIVAM AS BUSCAS:

  • Quando precisam de informações, como o nome de um filme ou o que fazer na sexta à noite.
  • Quando precisam navegar até algum site específico, aí pesquisam no Google o nome da empresa, como por exemplo Itaú ou Globo Esporte.
  • Quando precisam aprender alguma coisa, como por exemplo: como você chegou à este texto.

Agora que você conhece algumas das motivações que levam às buscas, entenda como aplicar as técnicas de SEO!

UTILIZE PALAVRA-CHAVE

Palavras-chave levam o seu público até sua página. Boas Keywords funcionam como excelente estratégia, no entanto elas precisam ser relacionadas ao seu nicho de mercado e estar entre os termos buscados por eles. Uma excelente ferramenta que poderá te auxiliar neste processo é o GOOGLE ANALYTICS.

CRIE TÍTULOS COM PALAVRAS-CHAVE

É recomendável que títulos em destaque levem sempre palavras-chave devidamente escolhidas, pois os motores de busca priorizam elementos como título, subtítulo e trechos em negrito por considerá-los mais relevantes.

CONTEÚDO É REI

SIM! De fato, um bom conteúdo é essencial para o sucesso da sua página, sites com maior índice de conteúdo exclusivo, que recebem mais referências apresentam melhor otimização nas buscas.

ATENTE-SE AOS CRITÉRIOS

Ao desenvolver conteúdo SEO atente-se a três critérios que auxiliam no bom desempenho da publicação: relevância para aparecer nas consultas, credibilidade para ser considerado pelos leitores e autoridade para ser visto como referência.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)

Buscadores avaliam além de palavra-chave e conteúdo, a experiência oferecida ao usuário em sua navegação. É avaliado desde se o site é responsivo (se adaptam a diferentes tipos de dispositivos) até o tempo em que o usuário permanece nele.

LINK BUILDING

Os links de seu site são construídos quando outros sites fazem referência ao seu conteúdo , publicando links que direcionam para sua página.

URL CONFIÁVEL

Torne sua URL mais amigável, insira palavra-chave ou o título do conteúdo contido nela, deixa- a autoexplicativa, evite números e códigos. Essas estratégias tornam a URL mais confiável para os usuários e são mais aparentes para os robôs de busca de Google e Bing.

ROI EM SEO

Líder em estratégias de retorno em investimento. Para medir o ROI, faça uma estimativa do tráfego que você geraria com determinadas palavras-chave em um período de sua escolha. Com estes números em mãos, compare o resultado conquistado com o previsto.

MONITORAMENTO PERIÓDICO

Monitore frequentemente o desempenho de suas publicações e crie conteúdo diferenciados para sites e blogs das redes sociais. Conecte-os através de links e endereços disponíveis nas publicações. Por meio do Google Analytics, é possível o monitoramento de suas fontes de tráfego de busca orgânica, viabilizando saber quais são as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site.

BLACK HAT NUNCA É LEGAL

Black Hat são práticas ilícitas utilizadas para burlar os algoritmos dos buscadores e além de ilegais podem gerar punição grave. As sanções determinadas pelo Google são queda do seu domínio na busca, desconsideração do algoritmo em relação a sua página ou mesmo a desindexação de seu site na plataforma. Como não ser penalizado? Evite o uso de palavras-chave desnecessárias e a utilização de links de pesquisa ocultos.

Filipe Detrey

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