Como conquistar o coração do seu cliente e ser lembrado em 2019. [Primeiros Passos]

Trabalhe em cima do seu posicionamento.

Essa frase logo no início do texto resume o seu primeiro passo para a construção da solidez de sua marca, serviço ou produto na vida do seu cliente. Você pode estar até tentado copiar uma ação de um concorrente na mesma praça, mas é crucial que você saiba: Empresas que se parecem com outras, lembram ações de outras, nunca crescem como deveriam crescer. Portanto, entenda os seus diferenciais, e mostre eles a seus clientes.

Sua empresa é uma criação que deu certo. Você apenas precisa alimenta-la e direciona-la aos caminhos corretos para que ela continue firme e forte no mercado e na mente do seu cliente. Então, seja CRIATIVO.

Marcas fortes e de valor não são feitas do dia para a noite. Você precisa se perguntar alguns detalhes para que fortaleça o que realmente tem valor para o seu cliente.

Alguns pontos interessantes ao analisar:

  • Qual o meu fator de diferenciação no mercado?
  • Quais os valores a minha marca deseja transmitir para meu cliente? (Sou algo popular? ou praticamente um item de luxo?)
  • Estou me comportando como igual ao que estou vendendo? (Me comunico com o meu cliente a altura do produto que ofereço)
  • Como eu atendo o meu cliente? (Quais os processos que o cliente passa até chegar até mim? e depois como ele se sente ao chegar até mim?

Todas essas questões são os primeiros passos para criar a valorização de sua marca, produto ou serviço na memória do seu cliente.

O que pode ser igual e o que tem que ser diferente?

Sim! Existe uma regrinha bem clássica para definir até que ponto você deve “imitar” o seu concorrente e a partir de qual ponto você já está passando dos limites.

IMIT 

Você está totalmente autorizado a imitar tudo o que é livre, ou seja o que não é exclusivo seu e nem de ninguém. Essa atitude é chamada de realçar os PONTOS DE IGUALDADE.

Vamos ao exemplo: Se você vende pizzas e eu também, nós vendemos pizzas. Matamos a fome. Temos um cardápio variado. Tudo isso são pontos de igualdade.

A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos – Philip Kotler.

ENTÃO, SEJA DIFERENTE OU SEJA MELHOR.

Encontre o seu ponto forte e crie destaque para o que você faz de melhor. Mas ao criar os seus pontos de diferenciação seja cauteloso e pense no que realmente tem importância para os seus clientes. Um hotel de praia com ótimas vista pode não ser muito relevante se ele ficar longe da praia, mas pode ser interessante se fica no centro da cidade próximo aos bares noturnos.

Seja verdadeiro, clientes de qualquer lugar do mundo esperam pagar por algo que realmente querem receber. Então seja fiel ao que você realmente proporciona ao seus clientes e se possível os surpreenda com mimos simples e convenientes. Esses mimos principalmente quando são entregues em datas especiais possuem um valor incalculável para seu cliente.

Algumas dicas pequenas para alguns tipos de clientes:
Se é um turista, dê-lhe um mapa;
Se é um jantar romântico, ofereça flores para decorar a mesa;
Se é um aniversário de estudante, dê lhe um vale livro;
Se é um aniversário e reunirão a turma no seu estabelecimento, ofereça algum petisco e cante parabéns animando o pessoal;

O importante é mostrar que sua empresa se importa e que aquele cliente é importante para você.

Concluindo.

Esses primeiros passos são importantes para qualquer empresa que necessita reavaliar seus processos e sua maneira como está se comportando no mercado. Além de você descobrir mais a fundo o que sua empresa representa atualmente para o seu mercado, você estará abrindo portas para um maior reconhecimento e uma melhora na sua estrutura. Valorização de marca e lembrança não são construídas do dia para a noite, são um trabalho árduo e detalhado que se você principalmente seguir as dicas que se encontram aqui, neste blog, você já sentirá mudanças e verá a diferença.

Filipe Detrey

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