SEO para Iniciantes: 3 Dicas para o 1º Lugar no Google em 2019

Já deve ter lido por aí: SEO que é uma sigla que significa Search Engine Optimization que em português significa Otimização para mecanismos de busca.

Já atendi diversas pessoas que contratam uma empresa para desenvolver seu site, na hora da venda o vendedor falou que “que não tem site não aparece no Google”, “que site é um cartão de visita on-line”, “que sem site a empresa não existe na internet” e por ai vai.

O que poucos sabem é que só o site não adianta nada, é a mesma coisa que você comprar uma BMW e não mostrar para ninguém.

Isso acontece porque para seu site ser encontrado, assim como para a BMW sair da garagem é preciso combustível, para um site o combustível é o conteúdo e a otimização de SEO.

Você vai precisar investir um tempinho para fazer o SEO do seu site, você mesmo pode fazer.

Vou dar 3 dicas que vão ajudar você a melhorar sua posição no Google e quem sabe alcançar o primeiro lugar!

1ª Foque em conteúdo

SEO para Iniciantes 2019O Google fez uma atualização chamada de Hummingbird e com ela, os sites que tem conteúdo sobre tudo não vão se dar tão bem quanto sites que focam em um único nicho e são super completos.

Seu site deve ter consistência no segmento, uma dica importante para isso, é escolher no seu mix de serviços aquele(singular) que mais é lucrativo ou que você ganha mais dinheiro para fazer o ranqueamento de SEO.

2ª Otimize seus títulos (title tag) e suas descrições (meta description)

Você já fez uma busca no Google e notou que toda vez que faz, tem um link no topo e então tem essa frase abaixo? Bom, o link no topo é chamado de title tag.

E a descrição abaixo é chamada de meta description.

Agora pense dessa maneira, se você busca pela frase “Curso de Marketing Digital” e você não vê as palavras curso de marketing digital nem no title nem na descrição, você vai clicar no resultado?

Bom, se você clicar, tem algo de errado, porque você clicaria em um resultado que não está relacionado com o que você procurou?

Além disso, você já pesquisou alguma vez para um termo como “curso de marketing digital”? E você notou que a palavra não está nem no título nem na descrição?

Isso acontece porque o Google monitora os resultados de busca exibidos e ele aprendeu que quando uma palavra-chave está dentro do site nos textos, artigos e postagens de maneira consistente tem mais relevância para o leitor.

Para que o Google veja seus artigo com bons olhos é importante ficar atento a semântica e a sintaxe dos seus conteúdos.

Mas para garantir que seus artigos sejam indexados pelo Google, se certifique de colocar na sua title tag e meta description a palavra-chave de mais interesse para você naquele artigo.

Mas você não pode simplesmente adicionar a palavra-chave “curso de marketing digital”, certo?

A maneira mais fácil, o que eu iria fazer e queria que fosse simples assim é, eu colocaria simplesmente: “curso de marketing digital, curso de marketing digital, curso de marketing digital”.

Se eu pudesse colocar ela 20 vezes para que as pessoas soubessem que o artigo fala sobre curso de marketing digital, eu gostaria de poder conseguir mais cliques.

Mas não é simples assim.

Sim, você tem que incluir a palavra-chave na sua title e description, mas ela tem que ser atraente.

Se ela não fluir em uma frase, não for fácil de ler e não for atraente ou não gera curiosidade, ninguém vai clicar nela.

3ª Use o Google Search Console

Você sabia que o Google te dá uma ferramenta que te ensina a ranquear em número um no Google?

Sim, eu sei que isso parece ridículo, mas é verdade, ela é chamada de Google Search Console.

Se você ainda não é um usuário dela, se cadastre.

Não custa nem um real. Você está perdendo oportunidades se não está utilizando ela.

Eu não consigo enfatizar isso o suficiente. Então agora que você está usando o Google Search Console… dê alguns dias porque leva algum tempo para ele popular os dados.

Você vai ver uma tela que mostra Search Analytics e isso te mostra todas as páginas no seu site que estão gerando tráfego para você.

Mas o legal do Google Search Console é que eles também te mostram quais artigos estão recebendo impressões.

Dicas para o 1º Lugar no Google em 2019

Pegue todas as palavras-chave que você está recebendo impressões e comece a adicionar elas em seus próximos textos.

Nós temos um artigo no Instagram e ele te ensina como conseguir mais de 300 seguidores segmentados no Instagram por dia.

O artigo tem em torno de 10,000 palavras. Quando eu escrevi esse artigo da primeira vez, ele não tinha 10,000 palavras, ele tinha aproximadamente 2,500.

Eu fui para o Google Search Console, eu vi todas as pessoas que estavam procurando por termos relacionados a aquele artigo, eu adicionei eles no artigo. Eu deixei ele mais completo e você sabe de algo?

Meu tráfego de SEO aumentou mais do que três vezes naquele artigo. Sim, é simples assim. E quando fiz essa mudança, ela não aconteceu de primeira, mas eu notei os resultados nos primeiros 50 dias. Isso não é muito tempo.

Agora que você aprendeu essas dicas, eu te desafio a pegar essas táticas e implementá-las. E depois após implementá-las, nos próximo 45 dias eu quero que você deixe um comentário com os seus resultados. Porque se você não está se dando bem, isso significa que eu não estou feliz.

Filipe Detrey

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